quinta-feira, 24 de abril de 2014

Sashimi de piranha com Cachaça?

E ai pessoal!

Lembram no posto sobre a Cachaça Preferida Prata que eu disse algo sobre harmonização da Cachaça Prata com Peixe???

Pois é!

Chegou a hora de indicarmos uma boa maneira de harmonizar a bebida com a comida!

Como estamos no Estado do Pantanal e em tempos de pescaria, nada melhor que utilizarmos um dos peixes mais fáceis de se pegar, e que muita gente despreza.

A Piranha!!!

Há muito tempo a piranha é associada apenas ao delicioso "Caldo de piranha", porém, para quem nunca comeu o seu sashimi, não sabem o que estão perdendo!!!

Friso que não iremos aqui ensinar a tirar o filé da piranha, apenas apresentar uma sugestão de harmonização do sashimi com a Cachaça Preferida.

Deixe de lado o preconceito e experimente essa maravilha da culinária Pantaneira, e vamos ao que interessa! Com a palavra o amigo João Almeida:

Durante muito tempo a piranha foi considerada somente uma espécie ameaçadora para quem gosta de se aventurar na pesca em rios pantaneiros. Hoje, a coisa está mudando. Um número cada vez maior de piloteiros está aprendendo a transformar o peixe carnívoro em uma iguaria que pode ser consumida ali mesmo, no barco! E olha que o peixe já migrou das voadeiras para os cardápios de restaurantes requintados em Campo Grande e em Cuiabá.

COMO FAZER

Fazer um Sashimi de Piranha não é tarefa das mais complicadas. Todo piloteiro que se preze sabe cortar o lombo do peixe (que não tem espinha), de onde se extrai o filé! Cada piranha rende uma porção bem generosa. Depois de cortar em filé, e picotar em pequenas tiras, acrescente limão, cebola, gengibre e o shoyo. A medida do tempero, claro, vai de acordo com cada "mestre cuca" piloteiro, mas cuidado para não exagerar, já que o grande barato da receita é sentir o gosto de água doce da carne da piranha!

E A CACHAÇA?

Bom, como estamos falando de um peixe tipicamente pantaneiro, nada mais justo que usar uma cachaça pantaneira para harmonizar. As cachaças brancas costumam se dar melhor com o peixe. Mas eu vou sugerir uma branca bem requintada. Use a Preferida, armazenada em amendoim, A madeira quase não transfere cor para a bebida e abaixa bem a acidez da bebida!

DICA: Se beber, não pilote. Nem barco!!!




E aí, topa a parada?

Saúde e aprecie com moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário